Nas capitais brasileiras ou cidades de porte elevado é cada vez mais difícil estimar o tempo de deslocamento entre um ponto e outro. As pessoas se programam considerando os mais diferentes fatores: tempo médio gasto no percurso, informações sobre algum incidente na rota, condições climáticas e qualquer outra informação relevante que permita ao condutor tomar a melhor decisão quanto ao trajeto e o momento de partida. Mesmo assim, muitas vezes toda essa organização não é suficiente, não raro o motorista é pego de surpresa com uma mudança de sentido de via ou mesmo por trechos interditados devido a intervenções em ruas e avenidas.

No caso de grandes eventos em vias públicas, como as manifestações sociais em diversas cidades brasileiras e a Maratona da Cidade de São Paulo,  é possível observar o alto potencial de impacto no trânsito gerado por essas aglomerações. Assim como as corridas de rua, a organização destas atrações passa por um meticuloso processo de planejamento viário e as mais prováveis rotas de fuga para os carros.

São Paulo já sediou corridas da Fórmula Indy em que foi necessário o fechamento de um trecho de uma das principais vias da cidade em dias úteis. Situação semelhante vai acontecer no Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa, sede de dois dos maiores eventos esportivos do mundo, além de apresentações de artistas famosos até o fim de 2016, divulgou o plano de mobilidade urbana da cidade, que conta com uma série de bloqueios e alterações de sentido em vias públicas durante a realização destes eventos.

Por outro lado, incidentes também causam grandes transtornos na mobilidade, desde os mais frequentes como colisão de veículos até acontecimentos de grandes proporções, como caminhões que ficam presos em viadutos e abalam a estrutura. Nestas ocasiões, até que as obras de reparo sejam feitas, a via pode ser interditada por meses. Há ainda intervenções em vias que, por conta de eventos, acontecem bem no horário de pico e em dias úteis. Partidas de futebol, muito comuns no dia a dia dos brasileiros, também demandam um planejamento especial.

Nos exemplos descritos acima, queremos destacar uma nova ferramenta capaz de responder com muito mais agilidade e eficácia que os tradicionais aplicativos e sistemas de mapeamento de trânsito e cálculo do tempo de deslocamento. A INRIX é capaz de analisar e propor alternativas em tempo real, de forma única, para que o motorista tenha certeza que chegará ao destino no menor tempo, evitando todos os obstáculos que possam atrasar o caminho. Além disso, como estamos falando de grandes eventos de música e esportes, através do aplicativo ParkMe é possível reservar vagas de estacionamento e auxiliar os usuários a encontrar uma vaga segura e tranquila, mesmo em meio às grandes concentrações de pessoas evitando-se inclusive os preços abusivos para deixar o carro.

Histórico de tráfego em grandes eventos
No dia 18 de junho de 2014, o estádio do Maracanã recebeu uma partida válida pela Copa do Mundo, disputada entre as seleções da Espanha e Chile. Pouco tempo antes do início do jogo, às 16h, a Avenida Paulo de Frontin, importante de via de acesso ao estádio, no Rio de Janeiro, registrou um índice considerável de congestionamento entre as 14h e 15h. Em dias normais, o trecho analisado tem um tempo médio de deslocamento de 7 minutos. Nesta análise, o motorista gastou em média 22 minutos para passar pelo local.

rio traffic

A INRIX está o tempo todo coletando informações sobre trânsito e fazendo este tipo de análise. Isso permite que suas soluções tenham maior confiabilidade ao propor rotas ao condutor, além de auxiliar os operadores de trânsito a planejar alternativas antecipando grandes eventos para que o transito tenha maior dispersão por toda a cidade.